English French German Italian Spain

 


[Recomendamos atualizar esta página utilizando o comando F5]


 

 

Buraco negro da Via Láctea emite luz mais forte que normal e intriga astrônomos

O buraco negro supermassivo da Via Láctea, Sagittarius A*, emitiu um raio de luz mais forte que o normal, intrigando os especialistas. O evento ocorreu no último 13 de maio e os especialistas responsáveis por sua observação compartilharam a descoberta no The Astrophysical Journal Letters.

Durante os 20 anos desde que começou a ser observado, o buraco negro não apresentou muitas novidades. Por isso, quando em apenas duas horas seu brilho aumentou em 75 vezes, os astrônomos se assustaram: "O buraco negro era tão brilhante que inicialmente o confundi com a estrela S0-2, porque eu nunca tinha visto Sgr A * tão brilhante", relatou Tuan Do, da Universidade da Califórnia, ao site ScienceAlert.

Quando continuou a observação, contudo, Do constatou que a fonte de luz era variável e, logo, tinha de ser o buraco negro. "Provavelmente algo interessante estava acontecendo", afirmou. O que aconteceu por ali, a 25 mil anos-luz da Terra, permanece um mistério, entretanto.

A equipe tem duas hipóteses principais. A primeira envolve a estrela S0-2, que, em 2018, orbitou perto do buraco negro e pode ter perturbado a região de gás ao seu redor. A outra é a de que uma misteriosa nuvem de poeira e gás conhecida como G2 tenha se aproximado do buraco negro em 2014, resultando numa percepção tardia do fenômeno.

De acordo com os especialistas, a única maneira de descobrir o que de fato ocorreu é tentando obter mais dados sobre o evento. Por isso, o grupo está coletando uma ampla faixa de comprimentos de onda emitidos pelo buraco negro com o auxílio de diversos observatórios ao redor do mundo: "Estou aguardando ansiosamente os resultados deles", disse Do.

FONTE: Revista Galileu



 

Saiba que o Altíssimo está no controle de tudo e de todos. Mesmo nos momentos mais difíceis, Ele estará conosco. A nossa salvação em Cristo é eterna. Nele, somos novas criaturas. Ele já venceu a morte. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação. Se você leu este artigo e ainda não tem a certeza da salvação eterna em Jesus, faça agora mesmo um compromisso com Ele! Convide-o para entrar em seu coração e mostrar-lhe a verdade que liberta. Veja porque você precisa ser regenerado e justificado, para viver a boa, perfeita e agradável vontade eterna do Criador e estar firme Nele diante de qualquer circunstância. Clique AQUI.

 

 

 


© Copyright Projeto Ômega – Todos os direitos reservados